domingo, 20 de março de 2011

O estudo da História é importante para a sociedade? E para o ser humano?

O que fazer para a História deixar de ser uma "matéria" enfadonha e chata?


Esse é um questionamento constante pra quem lida com o campo de conhecimento da História e que pretende compartilhar com outros indivíduos.
No ambiente escolar isso se torna um desafio pois ela, a História, compete com mais outras tantas matérias. Já ouvi muito a seguinte frase: "Amanha tenho prova de matemática e História, claro que vou estudar mais para a Matemática do que pra História. Matemática é mais importante...".
A História sempre fica em último plano, é verdade, isso acontece com mais frequencia do que imagina-se.
Mas por que estudar a História? Por que estudar coisas que já passaram?
O que ocorre é que se ensina História de modo incorreto apenas passando informações para memorizar fatos, cronologia e nome de pessoas importantes na História. Se faz necessário apresentar um novo conceito de estudar História, uma nova abordagem mais ampla, útil e contextualizada para o processo de aprendizagem. É preciso apresentar uma abordagem que se preocupe com as transformações que fazem parte do processo histórico, que é contínuo e dialético, e que são bastante importantes nas estruturas sociais em que vivemos e fazemos parte dela. Não quero dizer aqui que fatos, cronologia e nomes não são importantes, eles são sim, porém não são mais o ponto de partida para se estudar História nos tempos atuais. No momento pede-se um estudo da História centrado numa perspectiva que dê condições de compreender as várias estruturas que fazem parte da sociedade em que vivemos: econômica, social, política, ideológica, jurídica e religiosa.
E por que estudar o passado? Simples: para compreender o processo de mudança no âmbito natural no qual é o resultado do acúmulo de conhecimento dos seres humanos que gerou transformações importantes e até vital para o viver da humanidade. O que faz parte de um tempo passado também tem o papel de abrir novos horizontes e quebrar fronteiras que proporcionam mudanças na sociedade. Ao conhecermos civilizações e grupos sociais que existiram e vivenciaram outros espaços e tempos diferentes do que vivemos agora ajuda na compreensão que muitos seres humanos produzem e sobrevivem de formas diferentes no decorrer da História da Humanidade.
Debruçar sobre a História é ir além do que é determinado biológicamente, é descobrir que os seres humanos transformam o que é natural para adaptar-se e nessa transformação ele é produtor de cultura e que faz parte da História, e não se encontra a margem dela!
Vamos viajar pela História!
Vamos desnudar o passado para compreender nossa atual existência!
Vamos abrir nossos horizontes e nossas consciências!
Vamos nos permitir ser seres humanos!
A História nos ajuda e muito nessa construção!
Hasta la vista!

Nenhum comentário: